Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Por caminhos de peregrino

Este fim de semana, fui com o meu irmão a pedalar de Vialonga a Fatima pelos caminhos de Fatima/Santiago.
Em Outubro, com o Gilson,o Carlos e o Ruben tinhamos feito de Setúbal a Fátima , um percurso por estrada e pela margem sul do tejo,( setubal fatima 2013 ) organizado pelos Bombeiros Sapadores de Setubal em que o convívio e a boa disposição foi a nota dominante.
Este fim de semana fui eu e o meu mano, e para simplificar a descrição, depois de a minha tia ter prometido que a família se juntava toda em Fátima, eu disse OK mas eu vou de bike :-)
Consegui trazer o meu mano comigo e garanto que é muito melhor que ir de carro...a viagem é em si mesmo o principal, o destino é acessório. Para mim, mais importante  do que ir acender uma vela da promessa, ou assistir a uma missa num grandioso santuário, é o caminho que importa, a paz de espírito, o sossego interior, os momentos de reflexão, a natureza, o convívio e a alegria de partilhar estes momentos de esforço, mas também de muita felicidade.
Obrigado mano por teres partilhado comigo este caminho...

O inicio foi na sala de jantar da casa dos meus pais...era para sairmos cedo e acabamos por sair as 8:45, com uma hora de atraso.

Na escolha do percurso e como não temos GPS optamos por descarregar um mapa em pdf daqui:mapa



Arrancamos em direção a Alverca pela estrada nacional, liguei o Sports Tracker e até berrar no meio das lezirias foi este o percurso:





a ciclopista de Alhandra é um sitio muito agradavel para iniciar...

Vila Franca de Xira a primeira surpresa, encontramos um grupo  de quatro bttistas que também iam para Fatima, com a diferença de terem as mulheres á espera no santuário as 19h, fomos juntos meia duzia de kms mas comparativamente  iam mais leves e sem carga nas burras, tinham um andamento muito rápido, e a albarda da burra do meu mano estava a dar problemas, tivemos de parar para arranjar e nunca mais os vimos. 


Aqui fizemos a primeira paragem para umas barritas e para mudar a agua ás azeitonas...

 As burras carregadas até as orelhas, atrapalhavam o gingar, alem disso o meu banco e o respetivo suporte insistiam em ir descendo até tocar no pneu  :-(

 A partir deste canal do Tejo é que se entra na verdadeira leziria ribatejana, desde  tratores em doses industriais, até aerodromos no meio de nenhures, foram algumas  as surpresas. O cheiro a terra lavrada trouxe à memória recordações antigas...


 Mesmo no meio de nenhures havia sempre uma indicação de qual o caminho escolher, a amarelo ou a azul. Era só seguir as setas, com a vantagem de a maioria do caminho ser em estradas de terra batida, ou alcatrão com muito pouco movimento,

 Após os 60 km de leziria, o primeiro desafio, o calor a apertar e a subida para Santarem
 O ar esbaforido já chamava pelo almoço, tinhamos visto na net que a taberna do quinzena prometia, mas não sabiamos onde era...:-(
 O ar de felicidade ...por ter parado e por termos dado com o sitio sem nos perdermos. Estavamos a preparar a coisa para amarrar as bikes ás argolas mas o homem da tasca arranjou garagem privativa para as burras...um luxo.
 O vinho sai diretamente do pipo que está ao nosso lado...um perigo se forem com muita sede :-)







 A ementa da tasca...estava impecável, quer a decoração quer a qualidade da comida. O preço...é melhor não comerem as sobremesas...:-)



 Estas pérolas destes nomes só numa viagem destas ....Onde moras? Eu sou de Filhós....de abóbora...:-)

 Quando se chega à montanha, temos de desmontar e empurrar, neste caminho que me recorde desmontamos duas vezes, aqui apanhei o mano na fase do empurra....
Os telemóveis e o GPS do telemóvel não servem mesmo para nada, olhar para as setas dos caminhos do peregrino é a solução...






 E por fim a chegada, à nossa espera estava toda a família do lado da minha mãe, as minhas tias e os meus primos. Um alegre pic-nic à moda antiga, com manta no chão, pasteis de bacalhau umas cervejolas e muito convivio. Bem haja a todos e nunca se esqueçam..
Sejam felizes!


1 comentário:

  1. É deveras um previlégio ter um irmão como Tu... Um.abraço Mano. Iremos de certeza repetir....

    ResponderEliminar