Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de maio de 2017

O palácio do rei do lixo

O palácio da bruxa




 O Palácio do Rei do Lixo, também conhecido como a Torre de Coina, ou Palácio da Bruxa, está situado na freguesia da Coina, Barreiro, sendo bem visível da estrada nacional n.º 10.




A quinta onde se encontra o palácio foi propriedade rural, no século XVIII, de D. Joaquim de Pina Manique, irmão do intendente de D. Maria I, Diogo Inácio Pina Manique. 
A propriedade foi depois adquirida, no século XIX, por Manuel Martins Gomes Júnior, comerciante de Santo António da Charneca, que em 1910 mandou construir o palácio, diz-se, para que “conseguisse avistar a propriedade que possuía em Alcácer do Sal”.

vista da torre, do  interior
Manuel Martins Gomes Júnior era conhecido como o "Rei do Lixo", devido ao exclusivo que tinha para a recolha dos detritos da cidade de Lisboa, e tendo feito fortuna a comprar e vender lixo. Profundamente ateu, Manuel Gomes Júnior transformou a ermida da propriedade em armazém e estábulo e baptizou a herdade de "Quinta do Inferno".
Posteriormente, e através de António Zanolete Ramada Curto, genro do "Rei do Lixo", a propriedade tornou-se numa importante casa agrícola. Em 1957, foi vendida aos grandes proprietários e industriais de curtumes Joaquim Baptista Mota e António Baptista, que constituíram a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Vicente e transformaram a propriedade numa importante exploração pomícola.

Depois de satisfeita a curiosidade sobre o Palacio da Bruxa, a volta de hoje foi combinada pelo GTbicyclesclub e compareceram a 5 bttistas , 4 GTs(Eu,Joaquim,Luis e Rui) e um convidado  o Vitor na sua specialized, que nos acompanhou nesta volta pela mata da Machada e estuário do Tejo. O percurso (sports-tracker) foi de quase 60km e deu direito a perder as sardinhas por ter chegado atrasado. O Joaquim como bom anfitrião quis mostrar o seu  quintal em pormenor...só que a fome e ver as sardinhas a fugir tornaram o final um bocado doloroso, ainda por cima a passar uma vala mergulhei de cabeça e levei com a bike em cima... :-)


foto num dos bonitos recantos escondidos do estuário

vista do estuário


o palacio da bruxa ao longe,,,da torre via-se alcacer do sal
  A mata da machada tem uns trilhos simpaticos e o Joaquim arranjou umas descidas boas para eu fazer a pé, pois a Zaskar não é menina para grandes inclinações. Uma zona muito fixe que eu só conhecia de noite e que tem zonas muito bonitas e com uns trilhos porreiros para o BTT.

A saida pela praia junto ao rio fez-se sem grande dificuldade, a areia estava dura o suficiente para pedalar sem grande esforço .












 Saida do estuário em direção á mata da machada, onde algum sobe e desce nos esperava,

Uma volta num sitio diferente, em que conheci muitos sitios novos, em que se percebe que esta zona do estuario tem muito potencial mas está ainda pouco aproveitado.


















Sem comentários:

Enviar um comentário