Pesquisar neste blogue

sábado, 3 de setembro de 2016

volta do estuário da sagres :-)

A volta do estuário do Sado é daquelas voltas que gostamos  de fazer, pela natureza, pelo percurso á
à beira rio, pelo verde dos arrozais no final do Verão e pelo convívio que normalmente proporciona.
O plano era arrancar de Setúbal às 8:30 e seguir junto á linha do comboio depois atravessar a ponte da ribeira da Marateca até à Herdade do Zambujal, fazer a primeira paragem na mercearia local onde os "esses" a vinte cêntimos e as minis a sessenta cêntimos são a "especialidade". De seguida visitar a praça de touros da herdade e seguir junto à linha até Cachopos onde estava previsto almoçar na taberna da Isabel. Depois do almoço seguiria-se até à Comporta pelo meio dos arrozais e depois por estrada até Tróia. Este era o plano.


 Para esta volta compareceram 13 bttistas o que é um bocado mais do que o normal, juntando-se aos habituais nestas voltas, o Teixeira, o Paulo e o Arsénio pessoal com muito andamento, veio tambem o Paulo Borges....
 O Manel S. que tinha andado a semana toda a arranjar uma maneira de não ir, lá leu o blogue(Manual dos empenados) e como não tem primo Alfredo, trouxe o Isac que não tem vindo aos treinos...não contava era com a os motores auxiliares :-) que o levaram para a frente do pelotão.

A primeira paragem foi na taberna da Herdade do Zambujal que nos faz recuar uns 30 anos no tempo, a principal atração é os "esses" de azeitão  a vinte cêntimos e a mini a sessenta...o moscatel também é caseiro e dizem que não é nada mau...eu bebi um chazinho de cevada para abrir o apetite.


 


 No caminho para a praça de touros encontramos uns simpáticos cavalos que gostavam de figos e festas,  arranjamos logo amizade...


 Depois dos cavalos, visitar a praça de touros e tirar as fotos da praxe.

Saltar o portão e seguir junto á linha até atravessar o rio, alguns bttistas com o calor começavam a acusar a falta de treino e o ritmo baixou consideravelmente...com a vista magnifica do estuário em cima da ponte o animo voltou, com umas fotos e  a paisagem de verde a perder de vista até se esqueceram que já iam cansados ;-)

 Dentro da hora prevista lá chegamos ao restaurante "A Taberna da Isabel" , tinha ficado para trás para apoiar os mais atrasados e à chegada disseram-me que não havia almoço...e se eu não tinha marcado...oopps . Tentei marcar na vespera, telefonei mais do que uma vez e não atenderam , mas como anteriormente não marcamos e correu bem... pensei que seria igual. Não foi.....a justificação foi a de que éramos muitos e não dava...a empregada estava de férias, e a patroa não lhe apeteceu, ainda tentamos comprar o peixe ao peixeiro que tinha acabado de estacionar e oferecemos-nos para o assar...nem assim tivemos sorte :-(
Já que não comemos...bebemos que a sede era muita, outro chá de cevada.

Plano B, arrancar direito à Carrasqueira e tentar chegar ao "Rola" antes de encher e corrermos o risco de ficar sem mesa. Lá chegamos a tempo com o pessoal a começar a ficar resmungão com a fome e o calor, mas lá conseguimos chegar todos e ficar sentados na esplanada com as burras à nossa frente.
Depois de uma refeição "light" (arroz de lingueirão, choco de coentrada, massinha de peixe e arroz de marisco)regada com uns refrescos à base de sumos e tambem de uva lá arrancamos.....devagar :-)
Visita ao porto palafitico da Carrasqueira, que estava todo engalanado e arrancar pelo meio dos campos de arroz até à Comporta onde estava a começar a procissão marítima que iria acabar na Carrasqueira.
Arrancar direito a Tróia com os mais rápidos a empurrar os mais lentos e chegada dentro da hora prevista.

Grande confusão na bilheteira para por todo o pessoal a pagar e como o ferry estava demorado e pessoal com o calor foi a banhos....no cais do ferry pois claro, grandes mergulhaços que os mais corajosos deram.













                                                                                                                                                  Despedida no autocarro amarelo com vontade de voltar a repetir com um brinde ao convívio e à amizade.





Sem comentários:

Enviar um comentário