Pesquisar neste blogue

G.R #26 Serra do Sicó ou bikepacking

48hrs overnight Backpacking@Serra do Sicó

Buracas do Casmilo-Serra do Sicó

a zaskar carregadinha na aventura do bikepacking
Este fim de semana tive oportunidade de experimentar um fim de semana na Serra do Sicó, depois de um 2016 para esquecer a nivel familiar, foi em baixo de forma mas com muita expetativa que aceitei este desafio de fazer um "48hrs overnight em backpacking" que traduzido é algo como dois dias a pedalar com a tenda às costas, com dormida onde calhar.

chegada a Santiago da Guarda, terra de catequistas
Neste tipo de desafio, mais importante do que a velocidade e a competição entre atletas é o convívio, a partilha de experiências, e também a superação pessoal, pois o peso que se leva, e o percurso escolhido são verdadeiros testes para os homens e para as maquinas.

residencial estrelinha
Já tinha alguma experiência em andar com a tenda e o saco cama de bike pois no anos passado fiz a  Vicentina-trilho pescadores , anteriormente em 2014 tinha feito o Caminho Português Interior de Santiago com o meu mano mas sem tenda e saco cama pois ficamos nos albergues dos peregrinos(caminho-de-santiago-ruta-da-plata )

O bikepacking aconteceu naturalmente, pois ao conhecer  o Carlos ocasionalmente numa festa de anos, falamos de bicicletas ele falou-me da pagina do facebook(bikepacking) e explicou o conceito...não sabia que havia tanta gente a gostar deste conceito e que existia tanto material especifico para bikepacking, dos alforges aos fogões, passando pelas próprias bikes, neste primeiro encontro deu para ver que sou amador destas coisas, e que o material da sportzone é mais para desenrascar...e percebi que não fui o único com problemas a carregar a tralha toda na burra mas o pessoal inventa...e de que maneira, desde abraçadeiras de serrilha, até elásticos e cintas tudo serviu para não largar a carga pelo caminho.

Na pratica não partiu nada de grave nas dez burras presentes, e desde bicicletas de estrada(ciclocross) até uma GT Grade(gravelbike), do aço ao carbono, das rigidas às full havia de tudo, para todos os gostos.

As burras:

a zaskar pronta para arrancar no Pombal

o cordelinho da tenda da scott do Nuno

As equipadas a rigor, a Salsa do Carlos e a Scott do Paulo

a f.s. S-Works do Celso  equipada, para este tipo de percurso... a melhor
quadro em aço da burra do Carlos

O percurso:

A G.R.26 é exigente e na tentativa de não chegarmos de noite ao sitio da dormida, fizemos uns atalhos pelo alcatrão mas aqui dá para ver que subir com a casa ás costas é durinho...

Os bikepackers

A organização deste evento foi ideia do Carlos(excelente trabalho) que também é de Setúbal e conforme combinado ás 18horas, estava a chegar a minha casa para carregar as coisas e levantarmos ferro, diretos aos Bombeiros do Pombal. Pelo caminho uns telefonemas a ver como estavam as coisas e por onde andava o pessoal, que veio de todo o lado, desde o Algarve até ao Minho havia ciclistas ou bikepackers de todo lado.

na viagem a caminho de Pombal

a passagem do Tejo ao fim do dia..

A este encontro compareceram dez elementos duma ponta  outra do país, desde os mais experientes como o Miguel que veio de Famalicão e já  pedalou sozinho por essa Europa fora até chegar ao Vaticano,até aos mais novatos nestas andanças como o Ricardo,o Celso, o Lúcio, ou o Paulo que veio do Algarve.
a saida na foto da praxe na camara
Bombeiros do Pombal antes do arranque
A azafama era grande nos Bombeiros Voluntários do Pombal que disponibilizaram uma sala para a pernoita e para as bikes, a tentar emparelhar as burras para a longa viagem que nos esperava, não foi fácil meter a Rua Augusta no Beco da Betesga.
Depois de  organizarmos as montadas, lá saímos de Pombal, direitos ao largo do município para a foto da praxe e para provar a especialidade local na pastelaria ao lado com o nosso anfitrião aqui desta zona, a pagar o pequeno almoço.Obrigado Ricardo

O percurso- A G.R.#26

A Grande Rota (GR) 26, numa extensão total de aproximadamente 200 quilómetros, é constituída por nove percursos pedestres de Pequena Rota (PR) com distâncias entre os 20 e os 30 quilómetros, cada um com a sua temática: PR 1 Rota do Paleolítico (Pombal - Redinha); PR 2 Rota da Erva-de-Santa-Maria (Redinha - Degracias); PR 3 Rota de Lapiás (Degracias - Condeixa); PR 4 Rota do Vinho Terras de Sicó (Condeixa - Rabaçal); PR 5 Rota da Talismã (Penela - Taliscas); PR 6 Rota do Queijo Rabaçal (Taliscas - Ansião); PR 7 Rota do Carvalho Cerquinho (Ansião - Pousaflores); PR 8 Rota do Azeite (Pousaflores - Almoster); PR 9 Rota da Tauromaquia (Almoster - Vale). Abrangendo os seis concelhos que constituem o território “Terras de Sicó” (Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure), a GR 26 tem a sua disposição de forma circular, sendo possível, por isso, iniciá-la em qualquer um dos concelhos.

O percurso idealizado foi feito em cima desta rota, mas com os enganos, atrasos e atalhos eu diria que fizemos metade...é este o espirito, para a próxima fazemos o que faltou desta vez...

São estes caminhos e paisagens que percorremos que nos fazem querer voltar.

AGR26(grande rota 26) percorre o interior da Serra do Sicó e arredores e a dureza do percurso e proporcional á beleza...

No caminho um dos pontos interessantes foi passar por dentro de um tunel  em que os mais afoitos passaram montados nas bikes...os mais altos e os mais gordos passaram a pé...o video à entrada
                             atravessar o tunel...

Começamos a pedalar pelas nove horas depois do pequeno almoço, e para entrada um percurso à beira  de um riacho com muita lama...e depois de uns km a pedalar na margem esquerda, chegou a altura de mudar de margem e ...molhar os pés. O Paulo entusiasmado ia mergulhando de cabeça, e alem dos pés, molhou as pernas :-)

Ainda passamos pela nascente? do rio Anços com uma cascata com uma quantidade industrial de agua, que dá sempre para a fotografia.

Daqui para a frente foi sempre a subir...até ao relogio de sol no meio de nenhures, a falta de treino e o peso começou a fazer efeito e como só ainda tinhamos andado uns vinte e pouco  kms pensei ...vamos chegar de noite. Depois de subir até perder de vista, veio uma descida alucinada no meio dos calhaus por um single track com uma inclinação jeitosa em que com a velocidade, perdi os chinelos e a carga começou a oscilar e a bater no pneu...servia para abrandar :-)

Sem grandes acidentes lá chegamos a um estradão e toca de procurar um lugar que desse para comer qualquer coisa quente para aquecer o estômago, que os pés molhados desde manhã e o frio que se fazia sentir enregelavam os ossos. Lá fomos para a sopa no café à beira do IC2 na Redinha, uns comeram a sopa outros cozinharam o que levavam, eu estava a pedir a sopa ao balcão e estava uma raia grelhada a rir-se para mim e pronto...sandocha de raia...um piteu.
 A seguir ao almoço passamos pelas Buracas do Casmilo, um sitio que ainda colocamos como opção para pernoitar, mas como ainda havia tempo fomos direitos a Ansião onde ocupamos o jardim duma casa de turismo da camara municipal, onde nos foi facultado o acesso à casa de banho.

Ansião ao inicio do segundo dia
 O jantar de bikepacker para mim consistiu em queijo do rabaçal, que é um pitéu, latas de conserva e umas barritas, para os profissionais da cozinha levaram fogão e cozinharam uma massinha para retemperar as energias.  No segundo dia depois de desmontarmos o material arrancamos para mais um troço da GR#26, em direção a Santiago da Guarda onde após duas horas a pedalar e mais outra hora à porta da Igreja  percebermos que tinhamos andado para o lado errado...  :-(

baixa a cabeça e pedala

Santiago da Guarda e as catequistas

carregadinha com os sacos da bikezone e a tenda de 22€ da decathlon

a lama não deixava rolar...

as minhas asas...:-)

um belo lamaçal em que as rodas com a lama prenderam e não andavam

As GTs á chegada no domingo à tarde