Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Setúbal a Fátima 2014

Este ano o BTTteamsobe e desce voltou a fazer o Setúbal-Fátima na companhia dos Bombeiros Sapadores de Setúbal,
 A saída estava prevista para as 8 da manhã do quartel. Atrasados lá saímos a bom ritmo depois da foto da praxe. Chegamos às Taipadas para o pequeno almoço...
O pequeno almoço foi mais do que as barritas energéticas que estamos habituados, teve um reforço substancial desde chouriço alentejano, torresmos, casqueiro do bom e todo o tipo de iguarias...
A acompanhar tivemos uma bebida energética à base de cevada que dizem os entendidos que dá força para 100km, o que deveria ser suficiente para a chegada a Pernes.
Ainda tivemos a visita de duas corajosas enfermeiras portuguesas que fizeram de Londres a Lisboa de bicicleta para angariar fundos para uma boa causa. Foram convidadas para tomar um reforço alimentar, mas amavelmente disseram que ainda era cedo...

Chegada à Benedita em tempo record, o pequeno almoço reforçado fez milagres, a uma media digna de um ciclista de rodas finas, chegamos antes da hora prevista. O almoço foi bem servido e tivemos direito a cantar os parabéns e a bolo de anos porque era o dia de aniversário do Manuel, que continua em excelente forma,
 As bikes estacionadas à porta...
 a GT fica bem em qualquer fotografia... :-)

A um ritmo impressionante chegamos à Quinta da Alorna, perto de Almeirim onde paramos para reagrupar, aqui fiz, provavelmente  das medias mais elevadas de sempre a andar de bicicleta, entusiasmado atrás de uma roda fina em carbono XPTO quando paramos já éramos só os dois em disputa da camisola "amarela" e eu a pensar que os "kotas" de barriga grande não andavam nada...

No segundo dia aguardava-nos um belo dia de temporal, gelados até aos ossos lá cumprimos o que faltava da peregrinação, conseguimos vir sozinhos de Minde até ao Santuário pois  seguimos uma tabuleta dizia Fatima...pelos vistos não era essa...:-)
O frio e a chuva e o vento era tanta que congelados até aos ossos, nem fotografias tiramos, fomos à procura de um balneário para tomar banho e para ver se nos livrava-mos de apanhar uma gripalhada.
O nosso obrigado mais uma vez aos Bombeiros Sapadores de Setúbal pelos dois dias de convívio e pela  camaradagem que conseguem manter, seja  entre eles e ou entre amigos do pedal e de ocasião como é o nosso caso. Como sugestão e como em Maio tive oportunidade de o fazer, sugiro que tentem organizar uma peregrinação(de BTT) pelos caminhos de Fatima/Santiago, pela margem norte do Tejo e permite outro tipo de vistas sem o perigo das estradas nacionais.
Com cerca de 40 participantes de registar que não houve nenhum acidente, nem quedas dignas de registo, e ainda conseguiram trazer todos os que com medo da chuva desistiram de fazer o caminho de volta. A pedalar de regresso a Setúbal ficaram cerca de 13 resistentes...
O nosso regresso previsto a pedalar, foi feito de carro,uns por impossibilidade objectiva, outros com a molha que levaram e sem roupa seca desistiram do regresso a pedalar até Setubal. Ficará para a próxima oportunidade...
setubal fatima 2014 from Paulo Bozman on Vimeo.